domingo, 9 de maio de 2021

A VERDADE SOBRE A SONY E O CROSSPLAY



O crossplay é a possibilidade de jogar um jogo com pessoas em plataformas diferentes, por exemplo, alguém no playstation jogar com uma pessoa no xbox. Isso é uma característica que se mostrou bem eficaz e muito boa, afinal você acaba tendo mais possibilidades de encontrar um servidor cheio, pode fazer mais amigos ou jogar com amigos que tem consoles diferentes. Mas isso nem sempre foi assim, e a Sony dificultou um pouco esse processo antes do sucesso de Fortnite.

Em mais um documento apresentado pela Epic para o caso Epic X Apple, foi mostrado um e-mail do vice-presidente da Epic enviado para o diretor da Sony. Esse e-mail era de uma proposta da Epic para a Sony habilitar o crossplay. E a proposta da Epic era irrecusável:

  1. A Epic entregaria os dados que a Sony pediu e mais os dados de mercado;
  2. A Epic faz uma integração com a API de eSports da Sony na própria Unreal Engine 4 e seria usado no Fortnite;
  3. A Sony e a Epic fariam o anúncio do crossplay juntos, depois a Epic sai de cena deixando a Sony parecer como o  herói;
  4. Na E3 a Epic marca presença com o Playstation e faria uma festa com 100 influencers;
  5. Proposta de lançamento de um jogo para o VR;
  6. Parceria com Plus, oferendo item exclusivo para mais pessoas assinarem a PS Plus;
  7. A Epic estende a licença da Unreal Engine 4 para Sony, que estaria vencendo no ano seguinte.
Mas apesar de tudo isso que foi oferecido, o diretor da Sony recusou a proposta alegando que o crossplay não era algo que a empresa tinha interesse independente da fama do jogo (no caso, Fortnite). Ele comentou que outras plataformas tentavam o crossplay, mas não tinham nenhuma prova de que isso era algo lucrativo.

Tudo isso aconteceu em 2018, mas finalmente em 2019 a Sony tomou interesse pelo crossplay. Isso porque eles tinham pensado numa forma lucrativa de fazer o crossplay funcionar. O contrato da Sony obrigava a publisher (A Epic neste caso) à pagar uma taxa dependendo do lucro do jogo.

Mensalmente a Epic teria que dar os relatórios para a Sony de lucro e de percentual jogado no Playstation, a regra assim: se a Epic lucrasse 1 Milhão no mês, o percentual de jogadores mais alto fosse no Playstation e o valor gasto no Playstation fosse abaixo do esperado, a Epic pagaria uma taxa para a Sony. Isso porque as pessoas estariam jogando muito no Playstation, mas comprando os itens em outras plataformas, às vezes por ser mais barato.

O CEO da Epic, Tim Sweeney, confirmou no tribunal que a Sony é a única empresa que tem essa taxa de compensação de lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário