segunda-feira, 3 de maio de 2021

O mundo das speedruns!

 As speedruns estão ficando cada vez mais famosas, isso significa mais público assistindo e mais pessoas fazendo e isso é bom tanto para o jogador quanto para a empresa do game. O negócio está tão sério que hoje em dia tem torneios de speedrun e até recompensas para quem bater determinados recordes.

No mundo do speedrun existem diferentes categorias, não é simplesmente terminar o jogo como muita gente pensa. Terminar o jogo é o básico, além tem outros elementos pra analisar, por exemplo, terminou o jogo usando algum glitch ou foi pelo caminho normal? Também dá para considerar se terminou o jogo 100% pegando os itens ou apenas foi frente até chegar no final e até a dificuldade escolhida na campanha.

Pra se ter um idéia, The Last of Us Left Behind, que é o DLC do primeiro The Last of Us, foi zerado em 5 minutos, 17 segundos e 800 milésimos. Atualmente o recorde é esse e foi batido faz 6 meses. O brasileiro Thiago Tribuzy está em terceiro lugar atualmente com 5 minutos, 29 segundos e 770 milésimos.

Continuando na franquia The Last of Us, o primeiro jogo está atualmente com o recorde de 2h 29m 1s, The Last of Us part II está com 4h 11m 49s, lembrando que o segundo jogo foi lançado faz pouco tempo para alguém que faz speedrun, então esse recorde pode ser quebrado no futuro.

A franquia toda do The Last of Us com o DLC pode ser zerada em menos de 7 horas! E os devs levaram anos pra fazer...

Um jogo que sempre aparece nos speedruns é Mario 64 do Nintendo 64. Mario 64 tem algumas categorias, de 0 até 120 estrelas e a diferença de tempo é bem grande. 120 estrelas o recorde atual é de 1h 38m 21s enquanto o recorde de 0 estrelas é de 6m 31s 520ms. Mano, menos de 7 minutos para zerar o jogo. Super Mario World de Super Nintendo foi zerado em 42 segundos, mas pra isso foi usado um bug logo na primeira fase que levava ao final do jogo, esse bug envolve 3 controles e acesso ao endereço de memória, então é uma espécie de trapaça, mas mesmo assim é considerado extremamente difícil de fazer.

Mas geralmente as speedruns exploram bugs do jogo, o DLC do The Last of Us que eu comentei usa isso. Você deve estar se perguntando por quê as pessoas passam tanto trabalho por uma speedrun?
Eu não tenho a resposta exata, porque aí depende o speed runner, mas eu diria que é como alguém que quer escalar o monte Everest, tipo é uma conquista na vida. Especialmente se você bate algum recorde e o seu nome fica registrado ali até outros conseguirem bater seu recorde.

É claro que não existe almoço grátis, as speedruns geralmente acontecem em lives e o público faz doações, então não precisa necessariamente quebrar algum recorde ou participar de campeonato para ganhar dinheiro com isso.

Também é legal de ver os desenvolvedores reagindo a speedruns, porque geralmente eles nem suspeitam que tal coisa dava de fazer dentro do jogo deles. Uma que eu recomendo assistir é a speedrun do remake de Tony Hawk 1+2 para ps4 e xbox, os caras simplesmente abusam do sistema de colisão para subir até em prédios.

Para finalizar eu vou deixar aqui um site que marca os recordes de speedrun de todos os jogos (pelo menos todos os que eu procurei) e tem bastante brasileiro nesses recordes: https://www.speedrun.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário