domingo, 25 de abril de 2021

Curiosidades sobre a franquia Resident Evil

O primeiro Resident Evil foi lançado em 1996 e já foi um sucesso absoluto vendendo  2.75 milhões de cópias em seu primeiro ano. De lá para cá, a franquia vem acumulando bastantes fatos curiosos e vamos ver alguns deles aqui.

1. BIOHAZARD

O nome da franquia na verdade é Biohazard, pelo menos lá no Japão. Quando foram trazer a franquia para os EUA, tiveram que mudar o nome por conta de uma banda e um jogo com o mesmo nome, sem contar que Biohazard por si só, já seria um nome difícil de registrar na América.
Então foi feita uma campanha dentro da Capcom para escolher um novo nome e apesar de Resident Evil não ter agradado todo mundo, acabou ficando. Tem muito a ver com o primeiro jogo da franquia, já que ele se passava principalmente dentro de um mansão.

2. MANSÃO

A mansão do primeiro jogo foi baseada em casas do mundo real. A idéia era buscar mansões assustadoras de inspiração e por isso o diretor Shinji Mikami se beaseou em casas do estilo Europeu. Também houve inspiração na mansão do filme iluminado para a construção dos projetos em 3D.
Essa inspiração no filme iluminado também acontece no Resident Evil 2 em forma de easter egg, existe uma parte do game onde está escrito "REDRUM" na parede, que é algo que fica em destaque no filme.


3. FPS COOPERATIVO

O primeiro jogo da franquia seria bem diferente do que conhecemos, a idéia era fazer um FPS cooperativo, onde os jogadores ficariam enfrentando hordas de zumbis. E o jogo contaria com mais dois personagens na trama principal. Felizmente isso não deu certo por causa da limitação do hardware da época e principalmente do controle do PS1. Por conta dessa limitação o jogo foi se tornando o que conhecemos hoje. Se você está se perguntando como seria um Resident Evil do playstation 1 em primeiro pessoa, saiba que existe o Resident Evil Survivor que não foi tão bem recebido assim. 



4. RESIDENT EVIL 1.5

O segundo Resident Evil também seria um jogo diferente, a idéia era inclusive dar um desfecho para a franquia. Mas o diretor não ficou satisfeito com o jogo e cancelou todo o projeto 1 mês antes do lançamento. Ele disse que a idéia ficou boa, mas as coisas não funcionavam bem em conjunto e achava que não teria espaço para um próximo Resident Evil. Os desenvolvedores descartaram cerca de 70% do jogo e praticamente começaram do zero para fazer Resident Evil 2. Essa versão descartada é conhecida hoje como Resident Evil 1.5 e teria Elza Walker no lugar da Claire, entre outras diferenças na história e até nos gráficos, o gráfico do jogo era pior porque teria mais zumbis em tela.



5. INSPIRAÇÔES PARA O JOGO

É meio óbvio pensar que as inspirações para Resident Evil vieram de filmes de zumbis, mas especialmente de filmes de George A. Romero, conhecido por ser o mestre em filmes de zumbi. Ele foi diretor em vários filmes como "Noite dos mortos-vivos" de 1968. Também foi o primeiro diretor cogitado para os filmes da franquia Resident Evil, mas acabou não dando certo porque ele queria seguir fielmente a história dos jogos, enquanto a Capcom queria apenas que os filmes fossem ambientados nesse universo, mas tivessem uma história totalmente original.
Além disso, ele também teve como inspiração o jogo do nintendinho Sweet Home, que foi produzido pela Capcom e lançado em 1989. Olha só a semelhança, esse jogo se passava numa mansão mal-assombrada, tinha vários puzzles e até a animação de abrir porta (claro que era bem furréca, mas era o que dava para a época).



6. FÃS DO QUEEN

Alguém na franquia é fã da banda Queen. Tanto Chris Redfield quanto Claire Redfield tem jaquetas que atrás está escrito "Made in Heaven" que é o nome de um álbum da banda Queen. Antes que você pense que seja coincidência, no Resident Evil Code: Veronica a Claire aparece com uma jaqueta com a frase "Let Me Live" que é uma música desse mesmo álbum do Queen. Se você ainda não está convencido, no Resident Evil Zero tem o personagem Billy que possui uma tatuagem escrito "Mother Love" que  também é uma música desse mesmo álbum do Queen.



7. RECORDE MUNDIAL

O Resident Evil entrou para o livro dos recordes em 2008 e o motivo não foi muito bom não... Ele entrou para os Guinness como o pior diálogo de jogos. E isso foi graças a frases como "Essa foi por pouco, você quase virou Jill Sanduíche", ou ainda "Jill, aqui está um lockpick. Pode ser útil se você, o mestre do desbloqueio, levar com você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário