quarta-feira, 7 de abril de 2021

Genshin Impact sobre ameaças de boicote!

Recentemente genshin impact sofreu ameaças de boiocote no twitter e a hashtag #BoycottGenshin foi levantada na terça dia 06/04 e chegou aos trending topics.

Seria um boiocote ao Genshin Impact e a desenvolvedora MyHoyo e começou por causa de uma suposta ofensa à cultura indígena, mas o negócio tomou uma proporção maior e chegou à assuntos mais sérios como racismo e pedofilia.

O usuário "venluvr" postou um vídeo onde a empresa usava uma dança "parecida" com a dança tradicional indígena para animar o modelo 3D do monstro "Hilichurl".


Vamos por partes aqui, eu não sou nenhum fã de Genshin Impact e deixei isso claro nesse vídeo, mas apesar disso eu sei que Genshin Impact é baseado na cultura indígena, mais precisamente tribos de índio da América pré-colombiana. Pelo menos a cidade de Natlan.

Então sendo assim, é natural que seja usado fatos reais na construção do game. Isso acontece em vários jogos. O problema foi usar essa semelhança em um inimigo...

Também acho que isso não é nenhum problema, visto que temos Crash Bandicoot, por exemplo, onde um dos chefes é literalmente um índio. Voltando mais ao passado, temos Sunset Riders que é um jogo ambientado no velho oeste e um dos chefes também era um índio.

O inimigo é um elemento básico em um jogo de aventura, RPG, FPS e vários outros gêneros e esse inimigo pode ter qualquer característica, índio, americano, russo, canhoto, homossexual, religioso... É só um jogo!
Cabe ao jogador entender que aquilo não é real e não representa a realidade.

Quanto ao suposto racismo é porque os personagens "Kaeya" e "Xinyan" são retratados como “assustadores” ou “exóticos” em diálogos dentro do game por terem peles mais escuras que outros personagens.



Sobre o "exótico" faria sentido se são poucos personagens com essa característica de pele, afinal, se for uma região onde a maioria é de pele clara, realmente uma pessoa diferente poderia ser vista como "exótica". E cá pra nós, na minha opinião todo personagem de Genshin Impact é exótico.

Agora o termo "assustadores" realmente eu acho que foi uma escolha infeliz de palavras.
Eu não conheço o contexto em que foi citado, mas fora de contexto, não soa muito legal pra mim.

Já as denúncias à pedofilia é por conta da personagem "Flora", ela é uma menina que vende flores e em uma conversa com um NPC, este NPC se diz apaixonado por ela e que vai confessar o seu amor com um barco de margaridas.


Realmente essa me parece pesada, eu não sei em qual contexto isso faria sentido. Essa parece a acusação que mais faz sentido e a empresa deveria rever esse ponto. Imagino que seria fácil de resolver, só envelhecendo a personagem Flora já seria o suficiente.
Mas só lembrar, eu não joguei até chegar nesse ponto, então não sei o contexto para uma opinião concreta sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário