domingo, 18 de abril de 2021

Saiba porque o Playstation está "perdendo" os exclusivos



Os jogos exclusivos do playstation estão indo parar no computador! 
Que tipo de exclusividade é essa?

Alguns jogos exclusivos como Horizon Zero Dawn, Death Stranding e futuramente Days Gone estão chegando para PC. Já teve vários outros jogos mesmo do PS3 que também foram lançados para PC especialmente no launcher da EPIC.

E o chefão da Sony Jim Ryan, falou sobre isso em uma entrevista. Ele disse que muitos jogos fizeram bastante sucesso no console e que agora outras pessoas terão oportunidade de jogar, e assim, atingindo um público muito maior.

Então ele está dizendo sutilmente que na verdade quer mais dinheiro. O que não tem absolutamente nada de errado, afinal, o jogo está ali pronto e só fazer um porte para lucrar mais em cima dele.

Sabemos que um jogo online desses que tem duração infinita como fortnite e LOL, geralmente tem um lucro muito maior, pois tem campeonatos, é dinâmico, cada partida que você joga é diferente. Já um jogo single player tem a sua campanha e é isso. Não tem uma rejogabilidade tão grande (pelo menos normalmente não, Resident Evil 4 é um caso à parte), e com isso, muita gente não tem interesse de comprar.

É aquela velha discussão, pra que comprar um jogo se tem outros de graça?

E cada vez fica mais difícil fazer um single player que tenha um bom lucro em cima e esse foi um dos pontos que o CEO da Sony falou. Cada mudança de geração fica mais caro fazer jogos e é fácil de entender o por quê. A gente vê que cada vez mais os jogos são mais pretenciosos, histórias maiores, side quests, opções de customização, é muita coisa que os novos jogos oferecem. Tudo isso encarece o processo. Esse é um dos motivos (provavelmente o principal) dos jogos perderem a exclusividade.

A gente já vê isso acontecendo no Xbox, onde o xbox basicamente não tem exclusivo porque ao mesmo tempo sai para PC ou algum tempo depois.

A minha opinião sobre isso é que parece que os consoles vão deixar existir um dia, eu já falei que não sinto necessidade de comprar um Xbox porque todo exclusivo dele sai para PC, e eu tenho um computador, então não tem porquê eu gastar 5k reais num console.

Se a Sony lançar os exclusivos para PC eu vou ter o mesmo sentimento. A única coisa que faz os consoles valerem à pena são os exclusivos, se perderem isso, eles vão ter no máximo a exclusividade temporária.

Eu não ligaria de esperar 1 ano para jogar um novo Uncharted ou Ghost of Tsushima, mas The Last of Us é um que eu não iria querer esperar não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário