domingo, 11 de abril de 2021

Epic Games e seu prejuízo bilionário

Tudo começou com o famoso processo da Epic contra a Apple, isso porque foi num documento apresentado nesse processo que mostrou esse prejuízio da Epic.

Este prejuízo é em relação à Epic Games Store, ou seja, o prejuízo se refere à Store e não necessariamente aos jogos da Epic Games. Isso porque a Epic quer ganhar público nesse mercado de games online para PC e tendo em vista a Steam como concorrente, é melhor ter um boa estratégia.

De acordo com o documento apresentado, Epic Games Store dá prejuízo desde o lançamento e esse valor estava em 380 milhões de euros, o que convertendo em reais, ficaria algo em torno de 2,5 bilhões.

Em 2019 o prejuízo foi de 152 milhões de euros, em 2020 chegou a 230 milhões e a previsão para 2021 é de 117 milhões de euros, ou seja, diminuir quase pela metade os prejuízos de 2020.

Tudo isso na verdade é parte do plano da Epic, é investimento para ganhar público e a previsão para lucro real é só a partir de 2023!

As estratégias da Epic Games Store para alcançar a gigante Steam são ousadas e eu considero que existem 3 delas são fundamentais para garantir o sucesso da loja:

  1. Jogos gratuitos: toda semana temos jogos grátis sendo disponibilizados, basta logar no launcher.
  2. Sistema de recompensa para criadores de conteúdo: se você é um youtuber e tem seu código de apoiador da Epic, qualquer pessoa poderá comprar qualquer coisa na loja te apoiando, fazendo com que o youtuber receba parte do dinheiro e dê mais motivação para continuar produzindo conteúdo (propaganda) relacionado à Epic.
  3. Exclusivos: a Epic está tentando investindo bastante para garantir alguns exclusivos, ou seja, não teria outro local para comprar o game que não seja na Epic Games Store. A exclusividade não é necessariamente entre PC e console, seria mais voltada para PCs mesmo, a Epic não está atualmente se preocupando muito com a concorrência nos consoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário